sexta-feira, 24 de julho de 2015

OFICINA “GÉNERO TEXTUAL: RECETA CULINARIA. TEMA: COCINA MEXICANA”.

         Essa oficina foi ministrada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Padre José de Anchieta de Apucarana-PR e foi apresentada por meio de slides.
Começamos a oficina mostrando um vídeo com fotos das principais cidades do México.
Depois apresentamos alguns dados sobre o México e falamos sobre a história, as características, o reconhecimento, os impactos sociais e culturais relacionados à cultura alimentícia do México e ainda os alimentos mais utilizados nesse país.
             Posterirormente mostramos aos alunos os léxicos sobre utensílios de cozinha, medidas e alimentos. Nesse momento houve a participação dos estudantes, pois, íamos mostrando a foto do léxico e perguntávamos a eles o nome em espanhol, contando com o conhecimento já aprendido em séries anteriores e se eles acertassem ganhavam balas.



        Após esse assunto, trabalhamos o gênero receita culinária e mostramos três receitas: Tortilla a la mexicana, Burritos e Guacamole. Ainda exibimos o vídeo sobre a culinária mexicana como Patrimonio Cultural Intangible de la Humanidad, disponível no youtube: <http://www.youtube.com/watch?v=mPZEstUyrDs>.


        Ao terminar os slides, servimos aos alunos o ‘guacamole’ e ‘emparedado mexicano’.


      A seguir, a receita desses dois pratos:

Guacamole:

Ingredientes:
·          2 abacates;
·          1 cebola, bem picada;
·          1 dente de alho picado;
·          1 tomate maduro, picado;
·          Suco de 1 limão;                             
·          Sal e pimenta, a gosto.

Modo de preparo:
            Descasque e amasse os abacates em uma tigela média. Acrescente a cebola, alho, tomate, sal, pimenta e o suco de limão e misture.

Sugestão:
Refrigere durante meia hora para que os sabores se misturem. 


          Emparedado mexicano.

Ingredientes:
Pão de forma;
Presunto;
Queijo mozarela;
Tomate;

Modo de Preparo:
Colocar entre duas fatias de pão de forma, uma fatia de presunto, queijo mozarela e tomate.


            Ao fim da oficina, as professoras (coordenadora e supervisora) apontaram o que deveríamos melhorar para as próximas oficinas e com a oficina obtivemos resultados como a aprendizagem sobre a cultura mexicana e sobre os conteúdos apresentados e também a experiência de ministrar uma aula.
 
Professora coordenadora, alunos do Colégio Anchieta e acadêmicas do PIBID


Professora supervisora, alunos do Colégio Anchieta e acadêmicas do PIBID 




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